terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mercado Cervejeiro



  • Comparado aos padrões mundiais, o consumo per capita brasileiro é relativamente tímido, com uma média de 47 litros/ano por habitante
  • Ao se levar em conta o baixo poder aquisitivo de boa parte dos consumidores brasileiros, o preço do produto é alto. Na saída da fábrica, seu custo, de R$ 0,60 por litro, é um dos menores do mundo. Porém até chegar ao consumidor final a cerveja sofre a incidência de uma série de tributos
  • A produção de cerveja no Brasil alcançou no ano passado a marca recorde de 12,6 bilhões de litros, um crescimento de 18% em relação a 2009, mais do que o dobro do PIB.
  • Com esse resultado, o Brasil se tornou no ano passado o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, atrás apenas da China, com uma produção na faixa de 40 bilhões de litros, e Estados Unidos, com 35 bilhões de litros.
  • Até recentemente cerveja era cerveja. Hoje termos nunca vistos antes estão pipocando nos rótulos, nas mídias, nas prateleiras e nos anúncios. Quem pegou o “bonde andando” se surpreende em encontrar termos como cervejas especiais, cervejas artesanais, cervejas gourmet, cervejas premium e cervejas para massa. O mercado que antes era único, agora está todo segmentado e visando públicos distintos
 

 
 

 











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